sexta-feira, 27 de junho de 2014

Guia Turístico: Xian



Na Rua Muçulmana da cidade chinesa de Xian há um quadro de bronze em homenagem à comida de rua. Ali, em uma via movimentada, lotada de barraquinhas vendendo pratos de cozinha islâmico-chinesa - sopa de carne de carneiro com dumplings, panqueca e noodles de feijão-mungo, os turistas podem posar ao lado da estátua de um vendedor de sopa e sua clientela. O cenário reúne as duas maiores atrações da cidade: as estátuas em tamanho natural e os bolinhos, que são soberbos.


Todo ano, milhares de grupos passam por Xian, na região central do país, e uma das quatro capitais antigas da China. A grande atração é o local onde estão os oito mil guerreiros do exército de terracota, as figuras que Qin Shi Huang, primeiro imperador da China unificada, mandou fazer e enterrar para guardar seu túmulo e lutar suas batalhas na vida imperial após a morte. Uma estadia curta em Xian é perfeitamente possível, apenas para ver as figuras em seu museu a céu aberto e participar do típico "banquete de dumplings": uma celebração exclusiva da cultura local desses bolinhos deliciosos que inclui as versões doce e salgada, frita, cozida e a vapor e nos mais diferentes formatos, como folhas, flores e até sapos.



O Museu dos Guerreiros e Cavalos de Terracota está disposto em uma série de prédios imensos, semelhantes a hangares, que se estendem ao longo das três trincheiras principais escavadas para acomodar as figuras descobertas em 1974. Na primeira ficam milhares de estátuas, em tamanho natural, dispostas em fileiras; na segunda há um grupo menor, que inclui carruagens e cavalos. No terceiro é possível se aproximar dos guerreiros individualmente, dispostos em caixas de vidro. Sem dúvida, é um local estranho e maravilhoso para uma visita, seja para refletir a respeito da vaidade dos imperadores, admirar a habilidade dos escultores - que conseguiram dar a cada um uma personalidade distinta - ou imaginar como foi a vida e a rotina daqueles que lutaram em guerras imperiais.


Na Rua Muçulmana, é possível provar pratos sino-islâmicos, que simplesmente ignoram a carne de porco e usam apenas a de carneiro, além do noodles feito com farinha de feijão-mungo. Além de lanchonetes que servem as tigelas de "paomo", talvez o prato mais característico de Xian, uma sopa grossa de carne de carneiro com pedaços de pão chato dentro.


Xian, o extremo oriental da antiga Rota da Seda, há muito tempo é importante para muçulmanos e budistas, imperadores e comerciantes. A Grande Mesquita foi fundada em 742, pouco depois de o Islamismo ter criado raízes na China. O templo, reformado várias vezes ao longo dos séculos, se destaca por sua arquitetura chinesa, um minarete que lembra muito um pagode e pavilhões decorados com cerâmicas ornamentais brilhantes. 


Inúmeras atrações fazem parte da cidade de Xian, vários dias de turismo são necessários para conhecer toda beleza da cidade. 




Leticia
 Por Letícia Osti – Direto de Marília-SP, Brasil.
Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading
Procurando mais notícias da China? Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. 
Consulte nosso site para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário