domingo, 13 de outubro de 2013

Do Japão à China !


Eduardo com sua namorada Bárbara Laplaca em Beijing. 

Em minha jornada ao Japão, em busca de novas experiências, também tive oportunidade de visitara China. Para ser sincero, meu interesse sobre a China se restringia à culinária e ao kung fu, mas minha visão sobre esse país tão diferente e com uma cultura milenar mudou completamente uma vez que pude conhece-lo de perto e ver as nuanças da cultura, dos hábitos e de como vivem os chineses.
Mesmo sendo descendente de imigrantes japoneses e ter crescido no ambiente de uma cultura oriental, senti uma diferença cultural enorme. As pessoas falavam alto, gesticulavam bastante e cuspiam o tempo todo no chão, o que me deixou bastante incomodado. Minha primeira impressão da China não foi nada boa.
Depois de uma semana na China, sem entender nada de mandarim, comecei a perceber que todos esses hábitos que me incomodavam já não me incomodavam e comecei a realmente curtir minha estadia no país.
Comecei a descobrir a gentileza e a curiosidade dos chineses em relação aos estrangeiros e como para eles pessoas sem os olhos puxados pareciam extraterrestres, o que não era o meu caso. Eles acreditavam que eu era chinês.
Creio que diferentemente dos relatos anteriores, eu não tive a oportunidade de fazer um Summer Course e ter o apoio da Universidade ou de guias turísticos. Minha guia era minha namorada que já estava na China a algum tempo, estudando mandarim em Hubei. Assim, tivemos que nos virar para chegar em qualquer lugar, e pudemos utilizar todos os meios de transportes públicos chineses, desde o Tuk Tuk até o Trem Bala, e posso dizer que apesar de parecer desorganizado o transporte publico funciona muito bem, pelo menos em Pequim.
São tantas coisas, tantos fatos, tantas curiosidades, que não caberia nem metade aqui, mas resumindo, meus 20 dias na China foram sensacionais. Pude vivenciar o dia a dia dos chineses e como é ser um chinês no meio de 1,3 bilhões de chineses, literalmente falando. As vezes ainda sonho que estou lá e recomendo a China para TODOS.

Por Eduardo Yudi, estudante de Relações Internacionais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário