sábado, 28 de setembro de 2013

Minha China !


Sou estudante de Relações Internacionais e decidi viajar para China assim que vi uma oportunidade dentro de minha faculdade no ano de 2011. Na verdade, meu interesse pela China começou quando resolvi prestar vestibular para o curso de RI e a partir desta ideia, tive vontade de conhecer outra língua que não fosse o inglês, nem o espanhol, e como na época, a China estava em ascensão por ser o país oficial das Olimpíadas de 2008, não restou dúvida em escolhê-la.

Comecei a ter um interesse muito grande em aprender a língua, a cultura, as músicas, a comida, o kung fu e tudo o que este país mostrava me fazia mais e mais atraída pela ideia de viajar à China. Assim que consegui a chance de realizar este sonho, não acreditava que realmente estaria pisando do outro lado do mundo em poucos dias e apesar da distancia e das diferenças, as imagens e vídeos que buscava na internet só aumentavam a minha ansiedade para chegar logo o dia da viagem.

Fui à China com a proposta de realizar um curso de verão em que aprenderia sobre a cultura, a língua, a convivência, os negócios,etc e me considero uma pessoa afortunada de poder ter feito esta viagem com amigos da faculdade, o que já me deixava mais aliviada por não encarar toda esta aventura sozinha.O que me deixou realmente intrigada foi ver que apesar de estudar mandarim por anos, eu ainda não tinha a prática e muitas vezes não conseguia entender o que me perguntavam e isso me fez repensar o quanto seria difícil continuar com esse aprendizado, mas que no final valeria muito a pena.

Acho que muitos aspectos culturais me chamaram a atenção. O fato dos chineses praticarem, quase sempre, em qualquer parque ou espaço livre a arte do Tai Chi Chuan, das crianças possuírem um vestuário “diferente” para ser mais prático ir ao banheiro, dos próprios banheiros, da comida apimentada, da grande quantidade de táxis, motos e carros que caoticamente se entendem no trânsito de qualquer cidade (seja ela do interior ou capital), da admiração pelos traços exóticos de cada brasileiro, da grande quantidade de redes de fast-food pelas cidades, da moda que, quando lançada, era repetidamente vista em muitos dos habitantes, da infra-estrutura espetacular aos estrangeiros na cidade de Xi’na, da vista mais sensacional que se pode ter ao longo do rio Yangtze e muitas outras que são facilmente notáveis naquele país de mais de 1,3 bilhão de habitantes.

Das minhas observações o que eu mais estranhei foi como os lugares ainda não possuem um sistema de limpeza muito efetivo (muitas vezes dava pra saber que o local não era limpo adequadamente), como as mulheres ainda se sentem submissas a muitas tradições da sociedade, a inexistência de gelo para bebidas, pois, grande parte dos chineses bebem “à temperatura ambiente” e estávamos com a temperatura de mais de 40graus, a necessidade que muitos comerciantes tem em negociar e barganhar e a falta de pessoas que falassem o idioma inglês, em lugares e situações que dificultavam e muito a comunicação.


Essa foi uma das experiências que repetiria, se possível, e ficaria mais do que um mês para conhecer e descobrir outros lados deste país, rico em cultura e fantástico em outros aspectos.


Por Nina França, estudante de Relações Internacionais da UNESP/Marília 

Nenhum comentário:

Postar um comentário