Cada vez mais a China tem se tornado um destino escolhido pelos turistas do mundo e, tenho visto muitos brasileiros interessados em atravessar o mundo para conferir de perto as belezas desse país.
Mas o que muita gente esquece é de se planejar. Não só de acordo com as suas possibilidades, mas também em relação ao calendário chinês de feriados e estações do ano.
Estações do Ano
Sei que tem quem ame viajar no inverno e quem prefira fazer no verão. Mas na China, o pico das duas estações são extremamente desconfortáveis. No frio as temperaturas vão abaixo de zero nos principais pontos turísticos. E no verão, chegam aos 40°C ou 45°C com sensação térmica de 51°C como tivemos em 2013.
Sim, no Brasil a coisa também está por aí, eu sei. Mas se você mora aí, não tem outra opção do que conviver com essas temperaturas absurdas. Agora escolher fazer uma viagem numa época que andar na rua é um suplício? E ainda mais uma viagem que não é barata e 90% do que se tem que admirar está a céu aberto?
Bom, resumindo, os melhores meses para viajar para a China, no meu ponto de vista, são abril e maio (primavera aqui) e de meados de setembro a meados de novembro (outono). As temperaturas são super agradáveis, precisa de um agasalho leve em alguns casos, mas você conseguirá aproveitar as caminhadas e ter mais disposição para as aventuras chinesas.
Decidido isso, há uma outra coisa muito importante para checar, que pode impactar a sua viagem: feriados chineses.
Os grandes feriados chineses
Já escrevi aqui diversas vezes, que viajar pela China nos feriados chineses é quase um ato heroico. Porque os chineses também viajam e aí a concorrência é gigantesca: você tem que disputar lugar para sentar, para viajar, comprar ingressos, ver as atrações… enfim, é muita gente e muitas vezes acabamos nos aborrecendo ou não aproveitando como queríamos, simplesmente porque foi impossível se aproximar do balcão que dá vista para os Guerreiros de Terracota, por exemplo…
E quais são essas datas quase proibidas para um turista desavisado enfrentar a China?
Basicamente três:
Ano Novo Chinês ou Spring Festival, em janeiro ou fevereiro (data móvel). Em 2015 o feriadão será de 18 a 27 de fevereiro.
Alguns sites de viagem, recomendam não viajar para a China no período de 15 dias antes e 15 dias depois do Ano Novo Chinês, que nesse ano será entre 4 fevereiro a 15 março. Mas realmente acho um pouco de exagero, principalmente nos 15 dias depois, já que cada vez mais as empresas tem diminuído o período oficial desse feriado.
A realidade é que nesse período os chineses costumam voltar para suas cidades natal, para passar o ano junto com a família e aí acontece a maior migração do planeta, como relatei no ano passado. As cidades mais afetadas são Beijing, Shanghai, Guangzhou, Shenzhen.
Além do trafego imenso, também há a questão das tarifas para tudo serem mais caras. De passagens a hotéis.
TIBET – esse é um alerta para quem vier para a China com intuito de conhecer o Tibet: geralmente fica fechado para o turismo na época do Ano Novo chinês (fevereiro e março). E para ir para lá, não basta somente o visto de entrada na China. Tem que ter uma autorização especial emitida pelo Governo Chinês.
Dia do Trabalho, em maio.
Embora esse feriado tenha apenas três dias (normalmente de 1 a 3 de maio), o pico vai de 26 de abril a 4 de maio. As multidões em atrações, elevados custos de viagem, longos tempos de espera, e transporte ocupado durante este período podem estragar seu passeio.
Dia Nacional da China ou Golden Week, em outubro – primeira semana.
Esse é o segundo grande feriado chinês, depois do ano novo, são sete dias seguidos e, de um modo geral a maioria dos chineses vai aproveitar esta oportunidade dada pelo governo para viajar, aumentando a demanda por tickets aéreos, de trem e hoteis, elevando os preços como consequência.
A diferença desse feriado para o do Ano Novo Chinês, é que esse é encarado como lazer, não uma obrigação de visitar a família. Então para se conseguir alguma boa oferta, você tem que reservar com muita antecedência e saber que vai enfrentar atrações lotadas, filas para tudo e muita, muita gente sempre.
Existem outros feriados, mas que não impactam tanto as viagens nacionais como esses. E geralmente esses são de um dia só. Na realidade 2015 será um ano em que teremos poucas oportunidades de viagem em feriados aqui na China, pois a maioria cai nos finais de semana. Assim fica impossível fazer as ‘pontes’.
Então, se está pensando em visitar a China, programe-se e venha. Garanto que não irá se arrepender!
Se já decidiu vir, que lugares você gostaria de visitar?
Zài Jiàn!
Fonte: China minha vida.
Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading
Procurando mais notícias da China? Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia.
Consulte nosso site para mais informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário