domingo, 25 de maio de 2014

Guia Turístico: Suzhou



Pontilhada com dezenas de jardins clássicos que evocam paisagens de rochas, montanhas e rios, Suzhou é um refúgio perfeito para turistas de Xangai.


Suzhou está localizado há apenas uma hora de carro de Xangai ou a 30 minutos de viagem de trem expresso.


A pequena cidade na província de Jiangsu, conhecida como a cidade dos jardins, já conquistou o seu reino no mapa turístico da China. Desde os tempos antigos, seus jardins, arquitetura e água fez a cidade ser chamada de "paraíso na terra".


A parte oriental da cidade é famosa por possuir jardins privados (mas abertos ao público), enquanto a zona oeste é mais rural, cercada por jardins requintados.


Mantendo-se o essencial, a China Link recomenda duas rotas de turismo: abrangendo os jardins mais conhecidos e locais históricos ou paisagens naturais dos setores leste e oeste.


Turismo Oriental:





O Jardim Zhuozheng (O Jardim do Administrador Humilde), Museu Suzhou, Grove Garden Lion, Xiangmen Ancient City Wall, Folk Art Museu e Cultura são os principais locais turísticos desta excursão.


O Zhuozheng Garden, também conhecido como Jardim do Administrador Humilde, remonta a mais de 500 anos e é um dos quatro jardins mais famosos da China. As azaleias multicoloridas estão sempre floridas na primavera. 


O Festival anual das Azaleias ocorre no dia 8 de maio e apresenta inúmeras variedades raras no jardim. Lugares como o Pico Cloud (uma colina rochosa), a Floresta de bordo, o grande gramado do Jardim Oriente, o gramado sul de Tianquan e a floresta murta de crepe auxiliam na bela paisagem formada por este tipo de flor.


Há cerca de 12 mil potes de azaléia belga, 450 potes de Mao azaleias e 12.500 potes de outras flores. Para o feriado do Dia de Maio, jardineiros irão adicionar 1.200 potes de Mao azaleias e 36.000 potes de outras flores.



Durante o festival, o Pavilhão "Ouça a chuva" será voltado para um estudo antigo evocando a vida diária de um estudioso da dinastia Ming (1368-1644). Su Tsinghua, o anfitrião do salão de cultura de Guanzhi irá realizar cerimônias do chá e compartilhar seu chá Pu'er com os visitantes.


Outro destaque do festival é um VIP feitos sob medida, uma turnê pelo jardim. Se você quiser evitar as multidões e obter um tour exclusivo, este é o passeio para você. Às 6h30, antes da abertura do jardim, aqueles que têm reservado o serviço VIP (180 yuans por pessoa) se reúnem no portão norte. Apenas 16 VIPs são permitidos por dia. O guia em inglês também está disponível.


Você pode passar horas no jardim ou escolher um pequeno-almoço saudável estilo Suzhou.


Endereço: Dongbei St, 178

Ingressos: 50 yuan (31 outubro - 15 abril), 70 yuan (16 abril - 30 outubro)

Horário de funcionamento: 7h30 as 17h30.

Tel: 0512-6751-0286


A poucos passos do Jardim do Administrador Humilde está o Museu de Suzhou. Projetado pelo lendário arquiteto IM Pei, o museu tem uma rica coleção de pinturas, obras de caligrafia, porcelana, artesanato, selos e relíquias da cultura Wu que datam mais de 3.000.




Endereço: 204 Dongbei St

Entrada: Gratuita

Horário de funcionamento: 9h as 17h (todos os dias menos segunda-feira, exceto nos feriados)

Tel: 0512-6757-5666


Não muito longe do Museu Suzhou está o Forest Garden Lion, assim chamada por possuir muitas pedras em forma grotesca se assemelhando a leões. Ele cobre apenas um hectare, mas este jardim requintado tem tudo - córregos sinuosos, árvores exuberantes, corredores em ziguezague, belos pavilhões e montanhas rochosas.



Endereço: Yuanlin Rd, 23

Entrada: 30 yuans (16 abril - 30 outubro), 20 yuan (31 outubro - 15 abril)

Horário de funcionamento : 7h30 as 17h30 (1 março - 10 outubro)


Deixando o Forest Garden Lion, você pode passear pelo Pingjiang Road, uma antiga estrada pavimentada com paralelepípedos e ladeado com artesanato tradicional, oficinas, lojas e lanchonetes, além de prédios feitos de tijolos antigos.




No entanto, tenha cuidado para não perder o Garden Retreat que está escondido tão profundamente em uma rua estreita fora da estrada de Pingjiang que mesmo a maioria das pessoas Suzhou não sabe disso.


O jardim em Xiaoxinqiao Lane é único jardim da cidade cercado por um fosso e canal nos três lados.


O caráter de "ou" em nome chinês do jardim significa casal e este é um jardim de amor que Shen Bingcheng construi em 1874 para sua esposa Yan Yonghua.


O maior destaque do jardim é o seu "equilíbrio". Ele foi projetado com jardins no leste e oeste. No jardim oeste, todas as janelas de pedra são em forma de luas para simbolizar as mulheres, enquanto as janelas no jardim leste são em forma de sol, simbolizando os homens.


No jardim do leste, Shen construiu uma sala de estudo para sua esposa Yan, o que era raro pois os estudos eram destinados apenas aos homens. 


No lado sul do jardim ao lado do fosso, está o Pavilhão Tinglu onde Yan sentava-se ao lado da janela do segundo andar para ouvir o fluxo. Quando ela ouvia remos quebrando a superfície da água, ela sabia que seu marido estava voltando do trabalho.


Os visitantes também podem ver muitas gravuras de caligrafia, esculturas em pedra e colinas rochosas em quase todos os cantos do jardim.


Endereço: Xiaoxinqiao, 6

Horário de funcionamento : 07h30 as 17h

Entrada: 20 yuans (16 abril - 30 outubro), 15 yuan (31 outubro - 15 abril)


Turismo ocidental:




Lingering Garden — Tiger Hill — Shantang Street — Maple Bridge Historic Site — Shihu Lake.


O Lingering Garden é uma recriação menor do Jardim do Administrador Humilde. A parte ocidental apresenta colinas rochosas em forma de montanhas famosas. A área central apresenta água e colinas, enquanto a parte oriental é conhecida por sua arquitetura.


A maior atração é o Pico Cloud, uma enorme pedra natural do Taihu Lake com 6,5 metros de altura e mais de uma tonelada de peso. Não foi esculpida e é considerado um tesouro nacional.


Endereço: Liuyuan Rd, 338

Horário de funcionamento: 07h30 as 17h (21 março - 15 outubro), 7:30 as 16h30 (1 outubro - 20 março)

Entrada: 30 yuan (31 outubro - 15 abril) , 40 yuan (16 abril - 30 outubro)



A noroeste do Tiger Hill está a região que hospeda a Festa da Flor da Primavera desde 27 de abril. Mais de 60 variedades em 100.000 potes estão em exposição, incluindo azaleias, peônias, tulipas e jacintos.


O lado ocidental do Duanliang Hall oferece artesanato de bambu, enquanto que o lado ocidental de Shangshan exibe teares antigos, rodas de fiar e roupas.


Durante o festival , os visitantes podem apreciar a dança "White Cloud e Tea Fragrance" no Sunwu Stage e aprender sobre o famoso White Cloud Tea. 


As sementes das flores estão à venda.


Endereço: nº8 dentro do portão colina, Tiger Hill.

Horário de funcionamento: 7h30 as 17:30

Entrada: 40 yuan (31 outubro - 15 abril), 60 yuan (16 abril - 30 outubro)


Não muito longe do Tiger Hill está a Rua Shantang, que mantém o sentimento autêntico de uma cidade de água tradicional. Andando pelos paralelepípedos, os visitantes podem ver casas antigas e pontes de pedra que cruzam os rios. A rua remonta mais de 1.100 anos. A oeste está a Ponte de bordo que contém o famoso Templo Hanshan.




Leticia
 Por Letícia Osti – Direto de Marília-SP, Brasil.
Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

domingo, 4 de maio de 2014

Guia Turístico: Pequim (Beijing)


Por sobre as muralhas vermelhas da Cidade Proibida, hoje guardadas pelo retrato gigante de Mao Tsé-tung, esconde-se o luxuoso Hall da Suprema Harmonia, de onde os imperadores do trono do dragão despachavam ordens para seus domínios. A impressionante rede de palácios, jardins e portões nos fazem mergulhar de imediato nas cenas de O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci, um mundo onde reinava a intriga, a política e a grandiosidade. Esse imenso conjunto palaciano é o ponto de partida ideal para conhecer Pequim (Beijing) e pode-se bem passar mais de um dia inteiro por aqui.

Logo em frente está a ampla Praça da Paz Celestial (Tianamen), célebre pelos protestos estudantis e demonstrações militares. Em torno dos fossos do palácio estão os tradicionais hutongs, bairros populares cheios de vida, aromas e sons. Sua formação em vielas, longos corredores e pátios nos remetem à Cidade Proibida, mas obviamente numa escala menor. Se quiser mais joias arquitetônicas, visite o extenso Palácio de Verão, com seus nada acanhados lagos e edifícios, ou o simétrico e harmonioso Templo do Céu.

Mas nem só de tradições vive a China de hoje. No parque olímpico você verá novos ícones da paisagem urbana, como o estádio Ninho de Pássaro, que junto com a sede da CCTV - projeto de Rem Koolhaas, e o Grande Teatro Nacional, descrevem as ambições atuais do país. Hoje as bicicletas começam a rarear, dando lugar a largas avenidas de cinco pistas, os hutongs são demolidos e seus habitantes enviados para os subúrbios e simpáticos restaurantes familiares que vendiam baozis (pãezinhos recheados) fumegantes já cederam seu lugar a enormes centros de compras. Mesmo o simpático cãozinho pequinês já não é visto com frequência. No entanto, o que felizmente ainda se vê são restaurantes que servem pratos do norte do país - pouco disseminados fora da região, além do delicioso Pato de Pequim, cuja pele laqueada, super crocante, é envolta em delicadas panquequinhas. Simplesmente imperdível. Para outras experiências gastronômicas, não deixe de visitar as barracas de rua de Wangfujing (cavalos-marinhos e escorpiões estão nos cardápios) ou as disputadas casas em Sanlitun.


Entre uma refeição e outra aproveite para fazer programas como assistir a um colorido espetáculo da ópera de Pequim ou uma apresentação do mirabolante circo imperial, sendo que esta última certamente entreterá toda a família. Passeios populares a partir da capital são as visitas a trechos da Grande Muralha, que vão de ruínas originais a seções totalmente reconstruídas, e as tumbas das dinastias Ming e Qing.

COMO CHEGAR
O moderno e amplo Aeroporto Internacional de Pequim fica a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade. Para acessá-lo, são três opções: o ônibus shuttle bus (US$ 2,40) que lhe deixará no centro da cidade, próximo à Cidade Proibida; trem Airport Express (US$ 3,70) e táxi (cerca de US$ 15).
Pequim possui transportes para as maiores cidades turísticas do país (Macau, Hong Kong, Xi'an, Xangai, Kashgar, Lhasa), seja por trem ou avião. 

COMO CIRCULAR
Pequim vem expandindo rapidamente sua rede de transportes públicos, principalmente o metrô, rápido, barato e prático, entregue para os Jogos Olímpicos de 2008 e ainda expandindo. Táxis são convenientes para deslocamentos para regiões não muito bem servidas pelo serviço público, mas cabe lembrar que alguns taxistas não agem de boa fé. Apesar de haver taxímetros, alguns insistirão em fechar um preço fixo. Não aceite. Outra dica: como muitos não falam inglês, tenha sempre em mãos o nome de seu hotel ou destino escrito em caracteres chineses.
Ônibus tem bons trajetos cobrindo boa parte de Pequim. No entanto, compreender os itinerários pode ser bem complicado e o trânsito pode ser irritante. Peça ajuda para o staff de seu hotel. Uma opção que no passado era bastante popular, as bicicletas, continua sendo uma alternativa interessante. Pequim é uma cidade plana e não há nada como uma magrela para explorar a metrópole. No entanto, tenha em mente que a poluição do ar pode estragar parte do passeio, assim como motoristas de carros que não são lá muito respeitosos.

ONDE COMER
Beijing possui um vasto repertório de bons restaurantes, dos mais simples aos mais requintados. Aqui você encontrará vários pratos conhecidos, como dim suns, macarrão frito (que nós comumente conhecemos pelo nome japonês yakisoba), pãezinhos recheados baozi jiaozi e o clássico pato de pequim, uma iguaria obrigatória cuja melhor parte é a pele crocante e laqueada. A comida é razoavelmente segura, mas evite alguns estabelecimentos muito alternativos.
A cidade hoje possui muitos shopping centers com variadas praças de alimentação (com toda sorte de lanchonetes, até de marcas norte-americanas bem conhecidas) e estabelecimentos mais sofisticados, servindo competentes menus de cozinha chinesa, italiana, japonesa, francesa, coreana e tailandesa, entre outras especialidades.

ONDE FICAR
Hospedar-se no Centro, na região da Cidade Proibida, significa ficar bem próximo das principais atrações, construções históricas e serviços como bancos. Aqui o sistema de transporte é bem eficiente e também é possível fazer bons passeios a pé. No entanto, há alguns hotéis-butique e estrelados no subúrbio, com paisagens estonteantes, ótimos restaurantes e infraestrutura. O inconveniente é o transporte até o Centro, quase sempre feito com táxi.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Site do país: www.cnto.org
Site da cidade: www.ebeijing.gov.cn
Site não-oficial: www.beijingpage.com
Embaixada Brasileira: 27 Guanghua Lu, Chaoyang. Tel: 6532-2881.
De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h. www.brasil.org.cn
Idioma: Mandarim
Fuso horário: 11 horas a mais em relação à Brasília
Código do país: 86
Código da cidade: 010. Para ligar do Brasil, disque diretamente +8610.
Telefones de emergência: 120 (ambulância), 110 (polícia), 119 (bombeiros). Para contatar, em inglês, o Departamento de Segurança Pública de Pequim disque: 8402-0101. Há também um SOS Internacional para emergências médicas: 6590-9100.
Informações: 114. Comece a falar inglês que você será transferido a um operador que fale inglês.
Informações turísticas: Espalhadas pela cidade há vários escritórios da Beijing Tourist Administration. O letreiro tem a letra I e os dizeres Beijing Tourist Information Center. Outra forma high tech e eficiente para conseguir um endereço ou telefone em bares e restaurantes é mandar uma mensagem de texto para o número 85887. A resposta em inglês ou mandarim (caso você queira mostrar o endereço para um taxista) vem em segundos. 
Horários: Em Pequim, escritórios e bancos fazem o horário comercial ocidental (de segunda a sexta, das 9h às 17h). Alguns estabelecimentos fecham uma hora para o almoço e outros funcionam aos sábados, mas em horários irregulares. Shopping centers e grandes lojas abrem diariamente das 10h às 22h, mas lojas menores podem fechar antes disso. Já restaurantes, em geral, funcionam das 11h30 às 14h, para o almoço, e das 17h às 21h30, para o jantar. Os que dependem de estrangeiros ou situados em hotéis ficam abertos até mais tarde. 
Feriados: Os chineses comemoram alguns feriados ocidentais como o Ano Novo (1ºde janeiro) e o Dia do Trabalho (1º a 3 de maio), bem como as datas festivas do calendário lunar chinês. 

Moeda: a moeda chinesa chama-se na realidade renminbi, mas é mais conhecida pelo apelido yuan (CNY). Há notas de 1, 2, 5, 10, 50 e 100 yuan. 1 yuan equivale a 10 jiao. 1 jiao equivale a 10 fen. Há moedas de 1 yuan, 1 e 5 jiao, e 1, 2 e 5 fen, mas valem tão pouco que você praticamente não vê. 

Valor de troca: US$ 1=7 CNY; R$1 = 4,28 CNY
Câmbio: Aeroportos sempre têm câmbios ruins e na China não é diferente. Nas ruas, troque dinheiro nos bancos ou em lojas de departamento. Para isso é preciso mostrar o passaporte. Todos os hotéis também têm guichês de câmbio a taxas geralmente decentes, mas é preciso ser hóspede para usar o serviço. Vá trocando dinheiro aos poucos, pois destrocar o yuan para o dólar é burocrático (é preciso ter guardado o recibo da troca do dólar para o yuan). Cartões de crédito são aceitos em grandes estabelecimentos, mas são pouco úteis em restaurantes simples, mercados, pequenos comércios em geral. 
Telefone: Para ligar para o Brasil a cobrar via Embratel ligue 108-550. Outra forma é comprar cartões telefônicos para ligar do quarto do hotel.
Internet: É fácil achar internet café nas ruas. A maioria dos hotéis tem Internet, muitas vezes gratuita, para hóspedes. 

Saúde: Antes de contratar um seguro-saúde, certifique-se de que ele é válido na China. 

Leticia
 Por Letícia Osti – Direto de Marília-SP, Brasil.
Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading
Procurando mais notícias da China? Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. 
Consulte nosso site para mais informações.